Exemplo Planilha de Acompanhamento de Projeto

Na disciplina de controle de projetos, tem a parte na qual o Gerente de Projetos deve acompanhar a evolução das realizações das tarefas e lançar os custos das mesmas, bem como seu progresso. Nesse acompanhamento várias perguntas podem ser respondidas:

- O projeto ultrapassou o custo?
– O prazo está ok?
– O que já foi gasto realmente corresponde ao que foi realizado?
– Será necessário algum aditivo ao projeto?
– Houve algum desvio crítico?
– As entregas estão sendo realizadas no prazo?

Algumas das respostas devem ser verificadas junto a equipe de desenvolvimento, no qual o GP deve filtrar a melhor maneira de passá-las para o cliente, propondo alternativas, caso algo errado tenha ocorrido.

Grafico de acompanhamento de Projeto

Gráfico Acompanhamento de Projeto

De acordo com alguns conhecimentos adquiridos nessa área, fiz uma planilha simples para acompanhamento do custo do projeto. A primeira representa algumas estimativas de custo dos recursos do projeto. Já na segunda aba é representado a distribuição dos custos nas mais diversas fases do mesmo (Ver figura). Lembro que o GP é quem decide o intervalo de acompanhamento: diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Planilha Gerenciamento de Projetos

Planilha acompanhamento de Custo

As informações lançadas na planilha devem ser a mais real possível. Ela não deve ser utilizada somente para informações boas, mas também para as ruins. Sem mascarar informações! Isso permitirá reduzir erros nas estimativas futuras. Por isso, muita atenção com o que o gráfico representa.

Forte abraço!

A planilha sempre sempre FREE.
Download da Planilha *

Caso não consiga fazer o Download, favor solicitar via email renatoborges.souza@gmail.com ou

Para Contribuições pergunte-me como em renato_bs2002@yahoo.com.br.

226 pensamentos sobre “Exemplo Planilha de Acompanhamento de Projeto

  1. Oi!
    trabalho com Desenvolvimento de produto em uma empresa multinacional do ramo automobilístico. gostaria que enviasse uma versão em Xls, Como o volume de serviço é muito grande tenho dificuldades para gerenciar meu trabalho seria de enorme ajuda

    Att

    Jocimar Reinaldo Stringhi

  2. Olá! Renato,
    Muito boa sua planilha.
    Atuo na area de gestão de qualidade já havia feito uma planilha aplicando os mesmos conceito, mas achei a sua muito melhor.
    Você se importa de enviar-me uma versão em xls.
    Obrigado!

  3. Ola Renato, Muito bom seu trabalho.
    Por favor mande uma copia (xls) pra mim. Pretendo utilizar a planilha para controle de custos e utilizar de base para outras planilhas.
    Se vc tiver outras planilhas para monitoriramento e controle do projeto seria muito bom.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Um abraço.

  4. Olá Renato,

    Estou trabalhando em uma proposta para analisar nossos acompanhamentos através de gráficos… Você poderia disponibilizar essa planilha por email? Desde já agradeço…

    Atenciosamente,

    Thiago Fernandes

  5. Prezado,

    Excelente planilha. Gentileza, se possível, enviar para meu e-mail.
    Gostaria de saber se tem alguma que acompanha a execução de tarefas críticas.
    Um abraço.
    Parabéns pelo trabalho.
    Aguinel

  6. Renato,
    Muito legal sua planilha. Seria possivel me enviar? Trabalho no controle de andamento de projeto e acredito que será muito útil pra mim verificar principalmente os atrasos e tentar melhorar a produtividade. Valeu….

  7. Caro Renato,

    Estou implementando este tipo de controle. Você poderia me enviar sua planilha xls para me ajudar neste controle? Agradeço antecipadamente.

  8. Prezado Renato,

    Estou elaborando uma planilha e acredito que o trabalho q você desenvolveu poderá ajudar-me a otimizá-la. Você poderia enviar em xls? Grata,
    Um abraço.

  9. Boa tarde Renato!
    Muito boa a informação sobre projetos, estou necessito melhorar uma planilha, se possivel poderia a sua em excel.

    Atenciosamente,

    Ney Pantoja.

  10. Renato,

    Simples e direto ao ponto, a sua abordagem.
    Também gostaria de receber uma cópia em XLS.
    Agradeço a publicação, e antecipadamente a gentileza na disponibilização. Att, Breno.

  11. Renato Borges,
    Boa tarde.
    Você poderia enviar esta planilha no formato xls para meu e-mail. Desde já agradeço sua ajuda. Abs, Jaime.

  12. Oi renato faço planejamento estratégico empresarial e não tenho muita habilidade com o excel, mas iniciei em uma equipe de T&D no RH de uma multinacional e os controlees de custos dos treinamentos estão uma bagunça e na sua planilha conseguir ver uma luz para me achar em meio a escuridão… rsrsr pode me disponibilizar em xls! Obrigada depois lhe falo se deu certo para me organizar e as mudanças que precisei fazer! Desde Já agradeço

  13. Olá Sr. Renato

    Elaborei algo similar mas nao com a abrangencia de sua planilha poderia me enviar uma copia no Exel?

    desde de já agradeço

    Anderson

  14. Olá Renato,

    Parabéns pelo post. O controle dos custos do projeto é fator fundamental para possibilitar a tomada de ações corretivas e para dar transparência em qualquer gerenciamento de projeto. São poucas as literaturas que abordam o assumto com a objetividade que você adotou. Novamente parabéns. Eu poderia ter uma cópia da planilha?Abç

  15. Parabéns pelo post. Para quem atua no gerenciamento de projeto, toda ferramenta que possa agregar é muito bem vinda. Vc poderia me enviar sua planilha em .xls? Obrigado ….

  16. Excelente matéria! Como você diz, a veracidade nas informações utilizadas são criticas para os resultados. Renato estou fazendo una aula de gestão de projetos e seria de grande ajuda contar com sua planilha em excel como guia. Muito obrigada!

  17. Olá Renato,

    Muito esse seu blog, Parabéns!

    Pode me enviar essa planilha em .xls para mim e se você
    puder me enviar também a planilha Acompanhamento de
    Vendas ficarei muito grato, pois será muito util para aplicar no meu trabalho

    Abraços.

  18. Estou trabalhando no acompanhamento de um projeto, realizei algo similar, porém não está atenendo-me.
    Peço a gentileza de enviar seu modelo no formato xls, a qual será de grande utilidade.
    Obrigado pela atenção e sucesso permanente.

    Enio

  19. Renato boa tarde.

    Procuro uma planilha exatamente como esta, onde eu possa acomanhar o andamento do projeto bem como seus custos e se o prazo será atingido.
    Pode por gentileza me enviar esta planilha formato XLS.?

    Ótimo trabalho.

    Sds.

  20. Olá Renato,

    Parabens pela iniciativa. Voce poderia enviar essa planilha de gerenciamento de projeto em XLS. Voce tem de gerenciamento de obra também? Caso positivo favor enviar
    grata

  21. Olá Renato!
    Irei trabalhar em um projeto (gerenciamento de projeto de engenharia de manutenção) agora em novembro e estou a procura de planilhas, e pelo que pude perceber no seu post a sua ideia foi excelente. Gostaria de saber se é possível me enviar a sua planilha por e-mail?
    Desde já agradeço,
    Abç
    Alessandra

  22. Renato, além de outros assuntos que já li em seu blog, achei este acompanhamento muito organizado e de grande valia. Pena que a planilha não está disponível para download.

    Poderia me enviar por e-mail, please?
    Desde já muito obrigado e parabéns.

  23. Caro Renato, estive procurando algo sobre acompanhamento de projetos, custos, horas e achei essa página com o seu modelo de controle em XLS, você poderia me dar uma cópia?
    Agradeço desde já. Obrigado. Ass.: Marcelo Mattos

  24. Olá Renato,
    Estava procurando sobre gerenciamento de projetos e encontrei a sua página. Você poderia me enviar a planilha em xls com o modelo que você desenvolveu? Desde já agradeço. Abs. Carol

  25. Renato, bom Dia?
    Estava procurando sobre gerenciamento de projetos e encontrei a sua página. Pretendo utiliza-lá na construção daminha casa, você poderia me enviar a planilha em xls com o modelo que você desenvolveu?
    Abraços

  26. Pingback: Os números de 2010 « Blog Renato Borges

  27. Show de bola! Rapaz estou apanhando numa planilha desse tipo, se possível teria como me enviar por e-mail?? iria me ajudar muito mesmo.
    obrigado!

  28. Olá Renato,
    Estava procurando sobre gerenciamento de projetos e encontrei a sua página. Acredito que vai encaixar naquilo que estou procurando.Você poderia me enviar a planilha em xls com o modelo que você desenvolveu? Att, Paulo

  29. Bom dia. Em busca de exemplos prá montar um processo gerencial de obras e projetos, me deparei com tua planilha. Gostei muito. Vi que o pessoal tem pedido e sido, gentilmente, atendido. Poderia receber a planilha em .xls também? Agradeço muito e desejo muito sucesso prá ti!

  30. Olá Renato! Estou com um novo desafio profissional onde precisarei controlar uma equipe de desenvolvimento de sistemas, tanto a parte financeira quanto do andamento do projeto para evitar atrasos e minimizar erros. Pelo pouco que vi, sua planilha poderá me ajudar. Voce poderia enviar o xls para mim? Aguardo resposta. Obrigada,

    Norma

  31. Bom dia; parabéns pela idéia brilhante…se possível, gostaria de receber essa planilha na extensão .xls OK.
    Bom trabalho.

  32. Olá Renato!
    Tenho interesse em conhecer mais sua planilha de controle de projetos. Séria possível vc me enviar ela por e-mail, pois pelo que vi ela e bem dinamica e poderia nós ajudar muito.
    Abraços.
    Moisés

  33. Boa noite, Renato, term como você enviar esse modelo de Planilha de Acompanhamento de Projeto através do meu e-mail?. Agradecido.

  34. olá podes enviar essa planilha pra mim tbm?
    agadeço muito….
    esse belo serviço merece ser pago.
    poe o numero de sua conta pra deposito de uma pequena recompensa.
    e nao esquece de mandar pra mim por e-mail.

    Forte abraço e sucesso.

  35. Prezado Borges,
    Pelo exposto acredito que possa utilizar em meu setor este tipo de acompanhamento. Vc poderia me enviar sua planilha? Desde já muito grato!

  36. Bom dia.
    Parabéns pelo post, poderia receber esse modelo de planilha para acompanhamento de projetos?
    Agradeço a publicação, e antecipadamente a gentileza na disponibilização. Att. Edson

  37. Boa tarde,

    Excelente planilha para controle dos custos dos projetos.

    Trabalho em uma empresa que é voltada só para projetos de marcha corrente.

    Se puder me mandar a planilha em formato .xls para o meu e-mail, te agradeceria.

  38. Renato, boa tarde! Sou de São Paulo estou no curso de gestão comercial onde envolve vários processos inclusive o CRM, gostei muito de suas planilhas e agradeceria muito se você pudesse me passar via e-mail ou zipada para que eu possa implantar em um trabalho que tenho que apresentar. desde já agradeço, meu e-mail é mendestie@ig.com.br

    Obrigado!

    Mendes

  39. Olá Renato meu nome é Mirel sou do ES, estou na gestão de Projetos de Recuperação de àreas degradadas de Unidades de Conservação, gostaria de receber essa sua planilha de controle e gest~çao de projetos se possível, meu e-mail é milesmarcosg@gmail.com, desde já obrigada e um feliz 2012.

  40. Por favor estou trabalhando em sala de aula com a disciplina projetos vc poderia me enviar esta planilha para o meu e-mail.

    Desde já agradeço

  41. Prezado Renato Borges,
    Gostei muito de sua inciativa de disponibilizar gratuitamente esta planilha, ficarei ainda mais agradecido se puder me ceder uma cópia em xls, para testar e utilizar sua planilha.
    desde já o meu muito mas muito obrigado ,
    Atenciosamente,
    Balduino

  42. Poderia me enviar essa planilha, estou tentando fazer um planejamento de estimativa de produção e talvez eu consiga extrair informações importantes sobre o formato, desde já, obrigada. Claudia Rodrigues

  43. Olá querido boa tarde. Seu blog é muito interessante!
    Você poderia me enviar a planilha de gerenciamento de projetos?
    Você tem algum material relacionado à controle financeiro de projetos? Podes me enviar?

    Tenha uma ótima tarde!

    Cris

  44. boa tarde. Pode me enviar a planilha de projetos? Muito legal o material. E seria interessante se você disponibilizasse o material para download. Assim vc não precisava atender esete bando de pedidos.
    Valeu!

  45. Boa noite ! Muito boa a sua planilha , será que você poderia enviar uma cópia , iria me ajudar muito !
    Obrigada ,
    Vera

  46. Olá Boa Tarde, sua iniciativa e blog são muito bacanas!
    Ficaria imensamente grata se pudesse me enviar esta planilha de gerenciamento de projetos.
    Um abraço,

  47. Olá, Renato! Meu nome é Vanderlan resido em Goiânia, atuo em uma ONG e preciso elaborar uma planilha para acompanhamento de projetos. Sinceramente, não sei como começar. Se possível, gostaria que me encaminhasse a planilha que você construiu para me dar uma luz. Baseada na sua planilha poderia construir uma que atendesse a minha realidade. Assim que ela estiver “remodelada” encaminho para que você possa analisa-la e quem sabe utiliza-la ou divulga-la no seu Blog. Aliás, gostei das suas postagens: Reflexões, desejos e orações de um Líder e Trabalhando para ser campeão. Desde já agradeço.

  48. Olá, tudo bem?

    Por acaso vocês possuem alguma planilha para indicadores de projetos?

    Estou à procura na web e não encontro.

    Obrigado!

  49. Olá,

    Gostaria se assim possível de obter essa planilha por e-mail, pois preciso urgentemente de uma luz.

    Desde já agradeço

  50. Boa tarde Renato

    Sua planilha me chamou muita a atenção

    Gostaria de recebê-la em xml.
    Antecipadamente agradeço e parabenizo pelo excentelente trabalho

Deixe um comentário

